Design e Comunicação: jóias, regionalismo e representações simbólicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497792495Keywords:
design, regionalism, jewelryAbstract
This paper presents a study that thematized the relationship between design, communication and product (jewelry). The focus is centered on identifying the symbolic representation that the jewelry has on the imagination, from cultural elements that make up the gaucho regionalism.
Downloads
References
Bernardes, Denis Antonio de Mendonça. Um império entre repúblicas: Brasil, século XIX. São Paulo: Global Editora, 1983.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DUPOUY, Cris. Bijoux de musées: a faire soi-même. Suiça: Ed. Minerva, 2000. FLUSSER, Vilém: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FOLETTO, Claudia Beatriz Greff; ETCHEPARE, Hélio Dorneles. Estudo da inovação e diferenciação no design de jóias, lapidação e tecnologia para gemas. Disponível em: . Acesso em: 03.nov.2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, Leoni Pentiado; LISBOA, Maria da Graça Portela; LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; STEFANO, Nara. Cultural industrial e comunicação pelo viés da qualidade. III SIPECOM – Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. Anais... Santa Maria: UFSM, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS. Políticas e ações para a cadeia produtiva de gemas e jóias. Brasília: Brisa, 2005. KREMER, Alda Cardoso et alii. O Rio Grande do Sul: terra e povo. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Globo, 1969.
KPMG. The global gems and jewellery industry vision 2015: transforming for growth.Disponível em: < http://www.infojoia.com.br/pdf/estudo_ecio.pdf>. Acesso em 06.out.2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. Rev. Ampl. São Paulo: Atlas, 1991 (2001).
LISBOA, Maria da Graça Portela; BISOGNIN, Edir Lucia. O legado da arte bizantina. Anais do 7° SEPE. Santa Maria: UNIFRA, 2003.
LISBOA, Maria da Graça Portela. As representações simbólicas do estancieiro gaúcho do século XIX considerados na projeção de uma coleção de jóias. Trabalho Final de Graduação. Santa Maria: Unifra, 2006.
LISBOA, Maria da Graça Portela. Coleção de jóias Gauchidade. Disponível em: http://www.mgjoiasdesigner.com.br. Acesso em15.nov.2008.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.
MACHADO, Regina. Jóia: a vocação da permanência no tempo das efemeridades. Disponível em:<http://www.eco.ufrj.br/pretexto/sociais/soc3.htm>. Acesso em: 30.set.2008.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? São Paulo: Paulus, 2005.
Moreira, Igor. O espaço rio-grandense. São Paulo: Ática, 1997.
PALADINO, Fructuoso Rivera. O espaço rio-grandense na bacia do Prata. São Paulo: FTD, 1994. PEDROSA, Julieta. A história da joalheria. www.joia.com.br/artigos/etrtusco.html. Acesso em 05.10.2005
PALADINO, Fructuoso Rivera. A história da joalheria. Disponível em: <http://www.joiabr.com.br/artigos/hist.html>. Acesso em 29.set.2008.
PERUZZOLO, Adair Caetano. A comunicação como encontro. Bauru, SP: Edusc, 2006.
POMPEI, Marcia. Design de jóias completo. Polígrafo, 2005. SALEM, Carlos. Jóias, criação e design. 2. ed. São Paulo: Parma, 2000.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-moderno: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Denise. A história da joalharia. Disponível em: <http://www.jornallivre.com.br/198869/a-historia-da-joalharia.html> Acesso em: 05.out.2008.
SEBRAE. Estudo de mercado dos setores de gemas, jóias, bijuterias e correlatos do distrito federal. Brasília: SEBRAE, 2006.
SUL PEDRAS. Pedras e jóias preciosas. Porto Alegre: Impresso, 2006.
ZATTERA,Vera Beatriz Stedile. Gaúcho: vestuário tradicional e costumes. Porto Alegre: Ed. Pallotti, 1997.
ZATTERA,Vera Beatriz Stedile. Pilchas do gaúcho: vestuário tradicional, arreios e avios de mate. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Pallotti, 1998.
Bernardes, Denis Antonio de Mendonça. Um império entre repúblicas: Brasil, século XIX. São Paulo: Global Editora, 1983.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DUPOUY, Cris. Bijoux de musées: a faire soi-même. Suiça: Ed. Minerva, 2000.
FLUSSER, Vilém: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FOLETTO, Claudia Beatriz Greff; ETCHEPARE, Hélio Dorneles. Estudo da inovação e diferenciação no design de jóias, lapidação e tecnologia para gemas. Disponível em: . Acesso em: 03.nov.2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, Leoni Pentiado; LISBOA, Maria da Graça Portela; LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; STEFANO, Nara. Cultural industrial e comunicação pelo viés da qualidade. III SIPECOM – Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. Anais... Santa Maria: UFSM, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS. Políticas e ações para a cadeia produtiva de gemas e jóias. Brasília: Brisa, 2005.
KREMER, Alda Cardoso et alii. O Rio Grande do Sul: terra e povo. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Globo, 1969.
KPMG. The global gems and jewellery industry vision 2015: transforming for growth.Disponível em: < http://www.infojoia.com.br/pdf/estudo_ecio.pdf>. Acesso em 06.out.2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. Rev. Ampl. São Paulo: Atlas, 1991 (2001).
LISBOA, Maria da Graça Portela; BISOGNIN, Edir Lucia. O legado da arte bizantina. Anais do 7° SEPE. Santa Maria: UNIFRA, 2003.
LISBOA, Maria da Graça Portela. As representações simbólicas do estancieiro gaúcho do século XIX considerados na projeção de uma coleção de jóias. Trabalho Final de Graduação. Santa Maria: Unifra, 2006.
LISBOA, Maria da Graça Portela. Coleção de jóias Gauchidade. Disponível em: http://www.mgjoiasdesigner.com.br. Acesso em: 15 nov.2008.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.
MACHADO, Regina. Jóia: a vocação da permanência no tempo das efemeridades. Disponível em: < http://www.eco.ufrj.br/pretexto/sociais/soc3.htm>. Acesso em: 30.set.2008.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Comunicação: troca cultural? São Paulo: Paulus, 2005.
Moreira, Igor. O espaço rio-grandense. São Paulo: Ática, 1997.
PALADINO, Fructuoso Rivera. O espaço rio-grandense na bacia do Prata. São Paulo: FTD, 1994.
PEDROSA, Julieta. A história da joalheria. www.joia.com.br/artigos/etrtusco.html. Acesso em: 5 out.2005
PEDROSA, Julieta. A história da joalheria. Disponível em: <http://www.joiabr.com.br/artigos/hist.html>. Acesso em: 29 set. 2008.
PERUZZOLO, Adair Caetano. A comunicação como encontro. Bauru, SP: Edusc, 2006.
POMPEI, Marcia. Design de jóias completo. Polígrafo, 2005.
SALEM, Carlos. Jóias, criação e design. 2. ed. São Paulo: Parma, 2000.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-moderno: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Denise. A história da joalharia. Disponível em: <http://www.jornallivre.com.br/198869/a-historia-da-joalharia.html> Acesso em: 5 out. 2008.
SEBRAE. Estudo de mercado dos setores de gemas, jóias, bijuterias e correlatos do distrito federal. Brasília: SEBRAE, 2006.
SUL PEDRAS. Pedras e jóias preciosas. Porto Alegre: Impresso, 2006.
ZATTERA,Vera Beatriz Stedile. Gaúcho: vestuário tradicional e costumes. Porto Alegre: Ed. Pallotti, 1997.
ZATTERA,Vera Beatriz Stedile. Pilchas do gaúcho: vestuário tradicional, arreios e avios de mate. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Pallotti, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Animus.Inter-American Journal of Media Communication

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors of texts approved by the referees of Animus - Inter-American Journal of Media Communication automatically concede, and without any charge, the right to the first publication of the submitted material.


