O IMPACTO DA (IN)COMUNICAÇÃO PARA AS RELAÇÕES PERVERSAS NAS ORGANIZAÇÕES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497741230

Keywords:

Comunicação, Comunicação Organizacional, Relações Perversas, Dimensão Cooperativa, Potência Vital da Comunicação

Abstract

Ao compreendermos as relações enquanto práticas comunicacionais, entendemos a necessidade de revisitar as práticas de (in)comunicação nas organizações e seus impactos nas relações de trabalho. Este artigo parte do cenário de esgotamento do ser (HAN, 2017a e 2017b), que ganha relevância na sociedade de desempenho, flexível (SENNETT, 2006) e líquida (BAUMAN, 2006), tornando-se terreno fértil para relações perversas nos ambientes organizacionais, podendo resultar na prática do assédio moral organizacional (SILVA, 2016; SOBOLL, 2017). Recorremos ao Pensamento Complexo (MORIN, 2011; 2015) para sustentar a necessidade de refletirmos sobre uma dimensão cooperativa (LEMOS, 2019) e o desenvolvimento da potência vital da comunicação (ANDREONI, 2018), como possibilidade de (re)construir as relações no mundo do trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Luz Moraes

Mestra em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e Bacharela em Relações Públicas (PUCRS). E-mail: fernandamoraees@gmail.com.

Renata Andreoni

Doutora em Comunicação Social (PUCRS/Sorbonne-Paris IV). Mestra em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em Gestão Cultural, Patrimonial e Turismo Sustentável (Fundación Ortega y Gasset - Buenos Aires/ARG). Licenciada em História (IPA). E-mail: andreoni.renata@gmail.com

Fernando Carara Lemos

Mestre em Comunicação (PUCRS). MBA em gestão Empresarial (IBGEN). Relações Públicas (UNISINOS). E-mail: ferclemospoa@gmail.com

Published

2021-05-20

How to Cite

Luz Moraes, F., Andreoni, R., & Carara Lemos, F. (2021). O IMPACTO DA (IN)COMUNICAÇÃO PARA AS RELAÇÕES PERVERSAS NAS ORGANIZAÇÕES. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497741230

Issue

Section

Free Articles