FANSUBBING: O DIÁLOGO ENTRE A COMPETÊNCIA MIDIÁTICA E A PRODUÇÃO DOS FÃS DE FICÇÃO SERIADA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497736067

Keywords:

Competência Midiática. Cultura de fãs. Ficção seriada.

Abstract

Ao abranger o domínio de conhecimentos, habilidades e o engajamento do público em relação aos conteúdos, a cultura de fãs estabelece uma relação direta com a competência midiática. Nesse sentido, a competência midiática contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos, estando presente tanto na maneira como consumimos os conteúdos midiáticos, quanto no modo como os produzimos. Ferrés e Piscitelli (2015) propõem uma metodologia de análise para avaliar e promover o seu desenvolvimento na cultura da convergência. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática, presentes nas legendas produzidas pelos fãs de ficção seriada, no site Legendas.TV.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá. Pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Rede brasileira de pesquisadores de ficção televisiva (Obitel).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós-doutora pela Universidade do Algarve, em Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática, sendo coordenadora da equipe brasileira.

Published

2019-12-21

How to Cite

Sigiliano, D., & Borges, G. (2019). FANSUBBING: O DIÁLOGO ENTRE A COMPETÊNCIA MIDIÁTICA E A PRODUÇÃO DOS FÃS DE FICÇÃO SERIADA. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497736067

Issue

Section

Free Articles