The awakening of machines in audiovisual culture: cinema, technology and imaginaries about the future
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497728472Keywords:
Cinema, audiovisual, imaginário, futuroAbstract
Como tecnologia e como discurso social, o cinema tem contribuído para o imaginário popular com uma pluralidade de reflexões sobre nossas relações com a técnica. Seja em cenários futurísticos onde podemos habitar outros planetas ou em distopias do presente nas quais a inteligência artificial passa a ter intencionalidade, as narrativas audiovisuais têm produzido discursos sobre seus contextos de produção e circulação, refletindo assim nossos mais intrínsecos medos, desejos e interesses. Nesse sentido, o cinema é “uma tecnologia que se situou em um lugar privilegiado para oferecer-nos relatos que falam sobre a tecnologia em uma perspectiva ampla e inclusiva” (ROIG, 2017, p. 10). Essa é a tradução livre de uma frase da introdução do livro El Despertar De Las Maquinas - 50 Peliculas Clave Sobre Tecnologia, do autor espanhol Antoni Roig Telo. Nessa publicação, Roig apresenta 50 filmes que ao longo da história do cinema proporcionaram visões sobre tecnologia como eixo de suas narrativas. A abordagem trazida pelo livro não se limita às tecnologias digitais, proporcionando ao leitor ou leitora uma seleção refinada, plural e abrangente. Desse modo, o autor foi capaz aprofundar sua análise também para os contextos que cercam essas narrativas, trazendo consigo interessantes pensamentos sobre os medos e aspirações de cada época.
Em entrevista realizada em junho de 2017, Antoni Roig discorre sobre a relação entre tecnologia e cinema, os imaginários sobre o futuro, assim como sobre as perspectivas contemporâneas da cultura audiovisual. Ele é doutor em Sociedade da Informação pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), onde atualmente também é professor de Estudos de Informação e Comunicação e diretor do programa de comunicação audiovisual.Downloads
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