OS SUJEITOS DISCURSIVOS EM REPORTAGENS DE FEMINICÍDIO NO JORNAL O POPULAR

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743051

Schlagworte:

Gênero, Feminicídio, Jornalismo, Discurso, Análise de discurso

Abstract

Este artigo discute a construção dos sujeitos discursivos em reportagens sobre feminicídio no jornal impresso goiano O Popular. Por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo método é a Análise de Discurso, busca-se analisar se há ou não mudança nessas construções discursivas após a promulgação da Lei do Feminicídio editada em 2015, com corpus jornalístico selecionado antes e depois dessa data. Parte-se de uma breve contextualização acerca do conceito de gênero e de feminicídio, perpassando a noção de discurso e disputas de poder, concluindo que há uma tímida modificação do discurso dos sujeitos acerca da construção do feminicídio no jornal em questão.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Kamilla Cristina da Cunha Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós0-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Bolsista FAPEG. Estuda e pesquisa temas ligados ao feminicídio, análise do discurso, mídia e violência e violência de gênero.

Ângela Teixeira de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás na linha mídia e cidadania. Graduada em comunicação social/jornalismo, cursou mestrado e doutorado em estudos linguísticos, com ênfase em filosofia da linguagem e análise do discurso na UFG. Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, na linha jornalismo e sociedade. Estuda e pesquisa temas ligados à midia, à comunicação religiosa, à cidadania comunicacional, especialmente pela ótica das teorias do discurso.

Veröffentlicht

2020-12-02

Zitationsvorschlag

Santos, K. C. da C., & Moraes, Ângela T. de. (2020). OS SUJEITOS DISCURSIVOS EM REPORTAGENS DE FEMINICÍDIO NO JORNAL O POPULAR. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497743051

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres