A moda retrô e a fascinação com o nazismo: <i>Lacombe Lucien</i> e a crítica de cinema francesa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729097

Schlagworte:

Crítica cinematográfica, Lacombe Lucien, Cahiers du Cinéma

Abstract

Quando Louis Malle escolheu colocar nas telas o tema da cooptação do jovem camponês Lacombe Lucien (1974) em vez de frisar a resistência francesa, ele adentrou num campo minado com a crítica de cinema da revista Cahiers du Cinéma. Num contexto de crescente politização, a publicação dedicou ao filme artigos em torno das teorias da enunciação, da semiologia, da criação de estereótipos e especialmente em torno da onda retrô. Por mais de um ano, o cineasta foi acusado de estar fascinado pelo nazismo ao invés de denunciá-lo. O assunto tabu para os franceses acendeu um debate intenso entre Pascal Bonitzer, Serge Daney, Pascal Kané, Serge Toubiana, Michel Foucault e Marc Ferro, que analisamos nesse artigo para ampliar a compreensão da metodologia da crítica de cinema francesa daquele momento.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Margarida Maria Adamatti, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de São CArlos (PNPD/CAPES), onde também é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PNPD/CAPES). Integra o comitê editorial da revista Significação (ECA/USP).

Veröffentlicht

2019-06-02

Zitationsvorschlag

Adamatti, M. M. (2019). A moda retrô e a fascinação com o nazismo: <i>Lacombe Lucien</i> e a crítica de cinema francesa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497729097

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres