Chamada para Dossiê - Comunicação e eventos climáticos: governança, proximidade e resiliência

2025-06-17

Chamada para o Dossiê "Comunicação e eventos climáticos: governança, proximidade e resiliência"

Diante de um cenário global marcado pela recorrência de eventos climáticos extremos, refletir sobre o papel da comunicação é determinante para a compreensão da multidimensionalidade das catástrofes e seus riscos. O mês de maio de 2024 marcou o enfrentamento da pior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. Chuvas intensas resultaram em deslizamentos, alagamentos, inundações e mortes em diversas regiões do Estado.

A cobertura midiática desempenhou papel decisivo durante e após o desastre, influenciando a percepção pública e as respostas institucionais. A disseminação de informações, tanto precisas quanto imprecisas, afetou a compreensão e a gestão da crise. Que narrativas prevalecem na cobertura midiática sobre desastres ambientais; como as redes sociais são utilizadas para moldar respostas às emergências climáticas; e de que forma a comunicação pode contribuir para a formação de resiliência climática, são apenas alguns dos questionamentos a serem debatidos por este dossiê.

Convidamos pesquisadores(as), professores(as) e profissionais da área a contribuírem com artigos, ensaios e relatos que investiguem:

- Comunicação de proximidade;

- Comunicação, governança e resiliência;

- Comunicação e estratégias de prevenção;

- Comunicação e memória climática;

- Comunicação institucional, alternativa e disruptiva;

- Comunicação e desinformação climática;

- Desafios para o jornalismo ambiental e climático;

- Plataformização e não-plataformização da comunicação de risco;

- Capacitação midiática de órgãos institucionais;

- Monitoramento e avaliação de conteúdo noticioso;

- Divulgação científica e emergência climática;

- Mediações tecnológicas: alertas e prevenção de desastres.

A chamada ficará aberta em fluxo contínuo até 30 de novembro de 2025. A publicação dos trabalhos aceitos ocorrerá também em fluxo contínuo.

Editores convidados:

Cláudia Herte de Moraes

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus de Frederico Westphalen/RS e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da UFSM campus Santa Maria.  Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUCRS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e em projetos educomunicativos. Autora do livro "Rio+20 entre o clima e a economia: enquadramentos discursivos nas revistas brasileiras", decorrente de sua tese de doutorado. É líder do Grupo Mão na Mídia - Educomunicação e Cidadania (CNPq/UFSM). Tutora do PET Educom Clima. Membra do Conselho Consultivo Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e Vice-coordenadora da ABPEducom Sul (RS). Membra do Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) e da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA). Junto ao Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) atuou como uma das organizadoras do e-book “Jornalismo ambiental: teoria e prática” (2018); como colaboradora do “Minimanual para a cobertura jornalística das mudanças climáticas” (2020) e do “Manual  para a Cobertura Jornalística dos Desastres Climáticos” (2024). Integrante do Laboratório de Comunicação Climática (CNPq/UFRGS).

E-mail: claudia.moraes@ufsm.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2586087509529910

 

Daniel Reis Silva

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Diretor Científico (2020-2022) e Vice-Presidente (2022-2024) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), e como Subcoordenador do PPGCOM/UFMG (2022-2024). Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) com trabalho discutindo as campanhas de negacionismo climático e a desmobilização de públicos. Líder do IPÊ – Grupo de Pesquisas em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas (CNPq/UFMG). Autor do livro "Astroturfing: lógicas e dinâmicas de públicos simulados" (Selo PPGCOM/UFMG) e do livro "Públicos em Movimento" (Editora Autêntica). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, discutindo principalmente as dimensões conceituais das relações públicas, perspectivas críticas de relações públicas e os impactos da atividade nos processos de conformação de sentidos e disputas de poder, os processos de formação, movimentação e desmobilização de públicos e as lógicas e dinâmicas de influência social e opinião pública.

E-mail: daniel.rs@hotmail.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2532424024824004