Convergência tecnológica: cruzamentos entre cinema e televisão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790468Palavras-chave:
Cinema, Televisão, Formas narrativasResumo
Os dois meios audiovisuais, o cinema e a tevê, organizam suas próprias formas narrativas, cada um com estratégias produtivas, comunicativas e estéticas diferenciadas, em função de seus produtos serem exibidos em espaços diferentes, para públicos diferentes, e de usarem equipamentos diferentes na sua captação e finalização de imagens. Apesar desse desenvolvimento paralelo, é possível observar que, em vários momentos, a tevê e o cinema dialogaram, atrás de um diferencial para seus produtos específicos.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ MONZONCILLO, José Maria. Cine: riesgos y oportunidades se equilibran ante el cambio digital. In: BUSTAMANTE, Enrique (coordenador). Hacia um nuevo sistema mundial de comunicación: industrias culturales em la era digital. Barcelona: Gedisa, 2003.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1996.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
GERBASE, Carlos. Impactos das tecnologias digitais na narrativa cinematográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: USC, 2001
KILPP, Suzana. Programas televisivos. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, PUCRS, p. 52-57, 2003.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 5ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1997a.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas; pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997b.
NUNES, Pedro. As relações estéticas no cinema eletrônico. João Pessoa: UFPB; Natal: ERFN; Maceió: UFAL, 1996.
ORICCHIO, Luiz Zanin. O cinema de novo: um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
VIRILIO, Paul. A máquina de visão. São Paulo: José Olympio, 1994.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.