O homem espetáculo do telejornalismo: estudo do discurso do apresentador do Brasil Urgente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790429Palavras-chave:
Televisão, Jornalismo, DiscursoResumo
A análise do discurso do apresentador José Luiz Datena, do programa Brasil Urgente da Rede Bandeirantes, é o foco desta pesquisa. Com a utilização do suporte metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, verificamos os principais sentidos perceptíveis no discurso de Datena que evidenciam a forma como ele caracteriza as autoridades, a polícia e a Justiça. Analisamos uma edição do programa que foi ao ar no mês de maio de 2006.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto (org). Diálogos com Bakhtin. 2 ed. Curitiba: UFPR, 1999.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.
BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
BUCCI, Eugênio. O peixe morre pela boca. São Paulo: Scritta, 1993.
DEBORD, GUY. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
FÉRRES, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O mito na sala de jantar: discurso infanto-juvenil sobre a televisão. Porto Alegre: Movimento, 1984.
GARCIA, Thiago M. Aqui Agora: as memórias do programa que revolucionou a forma de se fazer telejornalismo no Brasil. Disponível em: <http://www.tvmemoria.hpg.ig.com.br/aqui_agora.htm>. Acesso em: 6 de outubro de 2004.
ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3 ed. Campinas: Pontes, 2001. RAMONET, Ignácio. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.