O new journalism entre o factual e o ficcional: das aproximações entre literatura e jornalismo

Autores

  • Humberto Ivan Keske

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790394

Palavras-chave:

Novo journalismo, Jornalismo, Literatura

Resumo

A proposta do presente texto sobre literatura e jornalismo: áreas complementares e não excludentes, visa discorrer sobre a aproximação entre ambos os gêneros, dando ênfase ao fazer jornalístico. Em um primeiro momento, surge a necessidade de um sucinto painel histórico, contextualizando o mundo do jornalismo que, em suas origens, contava com a participação ativa de escritores nas redações de jornais. O new journalism aparece nessa perspectiva como a primeira experiência de rompimento admitida ao esquematismo tradicional da imprensa, seja pela indignação do conservadorismo; seja pela irreverência em relação às regras básicas do jornalismo, como objetividade e distanciamento dos fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Ivan Keske

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Jornalista e Professor do Centro Universitário FEEVALE Novo Hamburgo.

Referências

Este artigo não possui referências.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

Keske, H. I. (2024). O new journalism entre o factual e o ficcional: das aproximações entre literatura e jornalismo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 5(9). https://doi.org/10.5902/2175497790394

Edição

Seção

Artigos Livres