O new journalism entre o factual e o ficcional: das aproximações entre literatura e jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790394Schlagworte:
Novo journalismo, Jornalismo, LiteraturaAbstract
A proposta do presente texto sobre literatura e jornalismo: áreas complementares e não excludentes, visa discorrer sobre a aproximação entre ambos os gêneros, dando ênfase ao fazer jornalístico. Em um primeiro momento, surge a necessidade de um sucinto painel histórico, contextualizando o mundo do jornalismo que, em suas origens, contava com a participação ativa de escritores nas redações de jornais. O new journalism aparece nessa perspectiva como a primeira experiência de rompimento admitida ao esquematismo tradicional da imprensa, seja pela indignação do conservadorismo; seja pela irreverência em relação às regras básicas do jornalismo, como objetividade e distanciamento dos fatos.
Downloads
Literaturhinweise
Este artigo não possui referências.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.