O cotidiano das periferias e suas representações no cinema nacional

Autores

  • Luciane de Sá Lazarini
  • Tania Montoro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790310

Palavras-chave:

Periferia, Cinema nacional, Identidade

Resumo

A partir das categorias analíticas "representação", "identidade" e "cotidiano" e com o referencial teórico dos Estudos Culturais, este artigo reflete sobre algumas representações do cotidiano e da violência das periferias dos grandes centros urbanos presentes no cinema nacional, apresentando uma breve trajetória destas representações e voltando-se, posteriormente, para os filmes da Retomada do Cinema Nacional, com ênfase para seu emblema: Cidade de Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane de Sá Lazarini

Mestranda em Comunicação na Universidade de Brasília (linha de pesquisa: Imagem e Som). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Tania Montoro

Doutora em Comunicação Audivisual pela Universitat Autònoma de Barcelona e professora da Universidade de Brasilia - UnB.

Referências

Este artigo não possui referências

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

Lazarini, L. de S., & Montoro, T. (2024). O cotidiano das periferias e suas representações no cinema nacional. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 2(2). https://doi.org/10.5902/2175497790310

Edição

Seção

Artigos Livres