O cotidiano das periferias e suas representações no cinema nacional

Authors

  • Luciane de Sá Lazarini
  • Tania Montoro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790310

Keywords:

Periferia, Cinema nacional, Identidade

Abstract

A partir das categorias analíticas "representação", "identidade" e "cotidiano" e com o referencial teórico dos Estudos Culturais, este artigo reflete sobre algumas representações do cotidiano e da violência das periferias dos grandes centros urbanos presentes no cinema nacional, apresentando uma breve trajetória destas representações e voltando-se, posteriormente, para os filmes da Retomada do Cinema Nacional, com ênfase para seu emblema: Cidade de Deus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane de Sá Lazarini

Master's student in Communication at the University of Brasília (research line: Image and Sound). Bachelor's degree in Social Communication from the State University of Londrina (UEL-PR).

Tania Montoro

PhD in Audiovisual Communication from the Universitat Autònoma de Barcelona and professor at the University of Brasilia - UnB.

References

Este artigo não possui referências

Published

2024-12-17

How to Cite

Lazarini, L. de S., & Montoro, T. (2024). O cotidiano das periferias e suas representações no cinema nacional. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 2(2). https://doi.org/10.5902/2175497790310

Issue

Section

Free Articles