Contribuição dos estudos culturais na análise da identidade cultural através do patrimônio gastronômico moçambicano na mídia televisiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787017

Palavras-chave:

Identidade cultural, Estudos Culturais, Patrimônio gastronômico, Moçambique

Resumo

O presente texto tem como objetivo fazer uma reflexão teórica em torno dos Estudos Culturais e verificar até que ponto este campo pode contribuir com a pesquisa em andamento sobre a identidade cultural de Moçambique através do seu patrimônio gastronômico. Neste momento, pudemos fazer uma aproximação bastante rica em torno dos conceitos centrais dos Estudos Culturais e perceber como construir uma metodologia adequada para o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Farida Rabia Sequeteiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Pós-Graduação em Comunicação na UFSM, membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisador Bolsista do CNPq, nível 2, Doutor em Comunicação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BAPTISTA, M. M. Estudos culturais: o quê e o como da investigação, Carnets, Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, nº spécial, automne / hiver, p. 451-461, 2009.

CARVALHO, E. R. de. ESCOSTEGUY, Ana C. Estudos culturais: uma perspectiva histórica. In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. História Revista, Goiânia, v. 7, n. 1, 2010.

HALL, S. Estudos culturais e seu legado teórico. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/UNESCO, 2003.

ISEQUIEL, P. karakata com tocossado: identidades, memórias e territorialidades entre os amakhuwas do norte de moçambique a partir da gastronomia. In: FIGUEIRA, M. C.; CHIATTONE, P.V. (orgs.). Patrimônio gastronômico [livro eletrônico] 1. ed. Pelotas, RS: Ed. dos Autores, 2021.

LANGA, S. J. A televisão e a educação para valores da cultura local em Moçambique: um estudo a partir da grelha de programação de três canais de televisão (tvm, miramar e stv). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Eduardo Mondlane. Maputo. 2023.

LISBOA, F.F.L. Contribuições dos Estudos Culturais para a construção de um protocolo de pesquisas voltado à produção de sentidos. Questões Transversais. Vol. 8, nº 16, julho-dezembro. 2020.

LOPES, E. R.; SIMÔES, J. T. a importância do património gastronómico para o desenvolvimento territorial. In: FIGUEIRA, M. C.; CHIATTONE, P.V. (orgs.). Patrimônio gastronômico [livro eletrônico] 1. ed. Pelotas, RS: Ed. dos Autores, 2021.

MULLER S. G.; AMARAL, F. M.; REMOR C. A. Alimentação e Cultura: Preservação da Gastronomia Tradicional. Anais do VI Seminário de pesquisa em turismo do Mercosul. Fazeres e saberes no turismo: interfaces. Caxias do Sul, RS. 9 e 10 de julho de 2010.

WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Buenos Aires, Nueva Visión. 2003.

Downloads

Publicado

08-03-2024

Como Citar

Sequeteiro, F. R., & Lisboa Filho, F. F. (2024). Contribuição dos estudos culturais na análise da identidade cultural através do patrimônio gastronômico moçambicano na mídia televisiva. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497787017

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo da edição n.50: Educomunicação e interculturalidade nas relações Brasil – Moçambique