O caso Bruno Pereira e Dom Philips
vozes silenciadas no telejornalismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497786651Palavras-chave:
telejornalismo, direitos humanos, Semiótica Discursiva, Globo, EBCResumo
A presente pesquisa analisa a cobertura do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips na Amazônia em 2022 nos telejornais Repórter Brasil (EBC) e Jornal Nacional (Globo). As reportagens foram analisadas entre os dias 16 e 22 de junho com o objetivo de entender quais vozes operam no processo de sentidos dos telejornais. Para isso, o caminho percorrido engloba análise através da semiótica discursiva do telejornalismo. A analise revelou a discrepâncias na cobertura e o impacto do alinhamento político das emissoras. A EBC minimiza o crime, deslegitima as vítimas e as ignora, enquanto a Globo se destaca por uma cobertura extensa, humanização das vítimas e críticas ao governo. Nas falas de Bolsonaro há deslegitimação as vítimas com declarações polêmicas, culpabilizando-as e silenciando sobre direitos humanos. A Globo cumpre um papel de relevância ao expor o crime, apresentar fontes e contestar as falas oficiais. Por outro lado, a EBC se distancia de sua missão pública ao minimizar o crime e alinhar-se com o discurso do governo. A cobertura do caso revela o papel da mídia na construção de sentidos e na disputa de narrativas.
Downloads
Referências
CIRNE, Livia; BELEM, Vitor; SIQUEIRA, Fabiana; MESQUITA, Giovana. O ataque aos direitos humanos de jornalistas de TV e as estratégias de resistência. In: EMERIM, Cárlida; PEREIRA, Ariane; COUTINHO, Iluska (org.). Teorias do telejornalismo como direito humano. 1 ed. Florianópolis, SC. Editora: Insular, 2021.
COUTINHO, Iluska. Telejornalismo e Público: sobre a natureza do serviço e das parcerias. In: VIZEU, Alfredo; MELLO, Edna; PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (orgs.). Telejornalismo em Questão. Florianópolis: Insular, 2014, p. 175-192.
DE BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. 4 Ed. Editora: Parma, 2005.
EMERIM, Cárlida. Telejornalismo e semiótica discursiva. Telejornalismo em questão. 1 ed. Florianópolis, SC. Editora: Insular, p. 93-119, 2014.
HUMANOS, DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS. Declaração universal dos direitos humanos. Acesso em, v. 13, p. 175-196, 2022.
RADDATZ, Vera Lucia Spacil; NASI, Lara. Jornalismo como campo mediador dos direitos humanos. Comunicação & Sociedade, v. 39, n. 2, p. 79-102, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


