Tecnologias e linguagem audiovisual para educação: interação e interatividade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497786383Palavras-chave:
Tecnologia, Audiovisual, InteratividadeResumo
A tecnologia audiovisual no contexto da aprendizagem multimídia interativa tem potencial para proporcionar trabalho colaborativo e autonomia aos usuarios como sujeitos para promoverem a própria aprendizagem. O presente trabalho objetiva refletir e descrever as caraterísticas do video interativo e sua aplicabilidade no processo de ensino/aprendizagem a partir da base teórica da interatividade. Para tal, nos fundamentaremos, teoricamente, em autores que abordam suas caracteristicas, tipologias e potencialidades. E nisto, concluimos que o processo de criação colaborativa dos mesmos com os estudantes deve contemplar e valorizar particularidades culturais do seu dia a dia, permitindo abertura para debates pulsantes que tenham a ver com o modo como a sociedade se move e se renova.
Downloads
Referências
BETTENCOURT, Carolina. O hipervídeo aplicado à cibermuseologia. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimídia)–Universidade de Aveiro, Aveiro/PT, 2009. Disponível em: <https://ria.ua.pt/handle/10773/4758>. Acesso em: 27 jun. 2021.
BLANCO, Elias; SILVA, Bento. Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, Braga/PT, v. 6, n. 3, p. 37-55, 1993. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/521>. Acesso em: 20 out. 2019.
BASTOS, José Augusto de Souza Leão A. Educação e tecnologia. Revista Educação & Tecnologia, Curitiba/PR, n. 1, p. 1-19, 1998. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1007/601>. Acesso em: 20 de out. 2019.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
BLUM, Brian. Interactive Media – Essentials for Success. Ziff-Davis Press: Emeryville, Califórnia/EUA, 1995.
CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologia da informação e a empresa do século XXI. São Paulo: Atlas, 1998.
JENSEN, J. F. Interactivity: tracking a new concept in media and communication studies. Nordicom Review, Gothenburg, v. 19, n. 1, 1998. Disponível em: <http://www.nordicom.gu.se/common/ publ_pdf/38_jensen.pdf>. Acesso em: 12 maio 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas/SP: Papirus, 2008.
LEDO, Rafael Zanelato; KAMINSKI, Douglas; VANZIN Tarcisio, As características de um hipervídeo adaptativo. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 4., 2009., Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis/SC, 2009. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/60825658/Hi-Per-Video-Final>. Acesso em: 05 jul. 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MEDEIROS, Leila Lopes de. Mídias na educação e co-autoria como estratégia pedagógica. Em Aberto, Brasília/DF, v. 21, n. 79, p. 139-150, 2009. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2434>. Acesso em: 27 jun. 2021.
MIRANDA, Gilmar dos Santos Sousa. Tecnologia, interação e interatividade: desafios para o docente em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015b. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre/MG, 2015b. Disponível em: <http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/17.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2021.
PACIEVITH, Thais. Tecnologias de Informação e Comunicação. Infoescola, [S. l.], 2014. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 22 set. 2019.
PATROCÍNIO, Janaina Moreira do. Hipervídeo. Revista Espcom, Belo Horizonte/MG, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~espcom/revista/numero1/ArtigoJanainaPatrocinio.html>. Acesso em: 05 jul. 2017.
SILVA, Bento. A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola. Movimento, Rio de Janeiro, n. 5, p. 28-44, 2002. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32438>. Acesso em: 27 jun. 2021.
SILVA, José Carlos Teixeira da. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Revista Produção, São Paulo, v. 13, n. 1, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prod/a/3ZWfzzNVH44X8J7KgbRfShQ/?lang=pt>. Acesso em: 27 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132003000100005
TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.
TIELLET, Claudio Afonso Baron. Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia. 2010. 219 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27967/000767567.pdf?...1>. Acesso em: 05 jul. 2021.
TORI, Romero. A presença das tecnologias interativas na educação. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 4-16, 2010. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3850/2514>. Acesso em: 22 set. 2019.
WIDMER, N. S.; TOCCI, R. J. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.