Campus multiplataforma: o ensino do jornalismo impulsionado pela inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497783695

Palavras-chave:

jornalismo digital. inteligência artificial (IA). ensino-aprendizagem.

Resumo

As notícias movidas pela inteligência artificial (IA), características neste início de década, implicam em transformações na produção de conteúdos e demandam didáticas flexíveis na formação de jornalistas. Este artigo avalia a eficiência da didática aplicada na produção de um jornal digital para a formação de jornalistas aptos à atuação em ambientes onde tecnologias incessantemente emergentes precisam ser rapidamente assimiladas ao fazer do jornalismo. Metodologicamente, o artigo situa as notícias em meio aos processos de IA, levanta as tendências do jornalismo contemporâneo e os relacionamentos dos jovens com as notícias para, em seguida, cruzar as informações obtidas com os processos didático-pedagógicos adotados no Campus Multiplataforma registrados pela literatura produzida por alunos e professores. O resultado mostra que os procedimentos são eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zanei Ramos Barcellos, Universidade de Brasília

Professor adjunto de Jornalismo Digital na graduação em Jornalismo e na pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Pós-doutor em Jornalismo e Inteligência Artificial (UFU), doutor em Gestão Urbana (PUCPR)/Universidad Piloto de Colombia), mestre em Administração (PUCPR), especialista em Marketing (PUCPR), pós-graduado em Gerenciamento de Redações Regionais do Jornalismo Espanhol (Universidad de Navarra) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFPR). zaneibarcellos@unb.br

Paulo Henrique Soares de Almeida, Universidade de Brasília

Paulo Henrique Soares de Almeida é Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestre em Comunicação pela UnB e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem Pós-Graduação em Gestão de Mídias Sociais pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduação em Formação e Gestão em Educação a Distância pela UNIP. E-mail: pauloalmmeida@gmail.com.

Referências

BARCELLOS, Zanei; GONZATTO, Rodrigo; BOZZA, Gabriel. Jornalismo em segunda tela: webjornal produzido com dispositivos móveis em redação virtual. Sur le journalisme, About journalism. Sobre jornalismo, v. 3, n. 2, 15, dez. 2014. Disponível em: <http://www.surlejournalisme.kinghost.net/rev/index.php/slj/article/view/185>. Acesso em 8 de abril de 2023. DOI: https://doi.org/10.25200/SLJ.v3.n2.2014.185

BARCELLOS, Zanei Ramos. Jornal laboratório multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de didática e processo de produção jornalística. 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2020, remoto. In: Anais do 19.º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Disponível em: http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=paper&op=viewFile&path%5B%5D=327&path%5B%5D=213. Acesso em 14 de julho de 2022.

BECKETT, Charlie. New powers, news responsibilities: a global survey of journalism and artificial intelligence. The London School of Economics and Political Science, Polis Journalism and Society e Google News Initiative: 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1utmAMCmd4rfJHrUfLLfSJ-clpFTjyef1/view. Acesso em 28 de fevereiro de 2023.

DAHLBERG, Lincoln. Rethinking the fragmentation of the cyberpublic: from consensus to contestation. In: New Media & Society. Londres: Sage, 2007. p. 827-847. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444807081228

DIAKOPOULOS, Nicholas (a). Automating the news. Cambridge: Harvard University Press, 2019. Disponível em: https://www.hup.harvard.edu/catalog.php?isbn=9780674976986. Acesso em 27 de março de 2023.

DIAKOPOULOS, Nicholas (b). Inteligência artificial no jornalismo. Digi Labour, setembro, 2019. Disponível em: https://digilabour.com.br/2019/09/20/inteligencia-artificial-no-jornalismo-entrevista-com-diakopoulos/. Acesso em 24 de janeiro de 2023.

EDDY, Kirsten. Young people’s relationships with news. Craft Human Intelligence, The Kaleidoscope. Reuters Institute for the Study of Journalism. Oxford: University of Oxford, 2022.

EISENBERG, José. Democracia, desigualdade e tecnologias da informação e comunicação. In: CUNHA, M.; FREY, K; DUARTE, F. (Orgs.). Governança local e as tecnologias de informação e comunicação. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 19-30.

FAC. Relatório Campus Multiplataforma 2.2021. Faculdade de Comunicação (FAC). Brasília: Universidade de Brasília, 2021.

FAC. Relatório Campus Multiplataforma 2.2022. Faculdade de Comunicação (FAC). Brasília: Universidade de Brasília, 2022.

HAMMOND, Phillip. From computer-assisted to data-driven: journalism and big data. Sage Journalism, v. 18, n. 4, p. 408-424, 2015. Disponível em: https://openresearch.lsbu.ac.uk/item/8757w. Acesso em 30 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1464884915620205

HANSEN, Mark et al. Artificial intelligence: practise and implications for journalism. Brown Institute for Media Innovation and Tow Center for Digital Journalism, 2017. Disponível em: <https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8X92PRD>. Acesso em 30 de janeiro de 2023.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LOOSEN, Wiebke. Data-driven gold-standards: what the field values as award-worthy data journalism and how Journalism co-evolves with the datafication of Society. In: BOUNEGRU, Liliana; STRAY, Jonathan (Org.). The data journalism handbook 2: towards a critical data practice. Países Baixos: Amsterdam University Press, 2018, p. 360-369. Disponível em: https://assets.ctfassets.net/4wrp2um278k7/747bbLJnLlcPxK0NyVdzik/83b45311e7aa438f2fcb1fda210a4e05/9789048542079_ToC_Intro.pdf. Acesso em 23 de fevereiro de 2022.

MARCONI, Francesco. Newsmaker: artificial intelligence and de future of journalism. New York: Columbia University Press, 2020. DOI: https://doi.org/10.7312/marc19136

NEWMAN, Nic. Journalism, media and technology trends and predictions 2023. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2023. Oxford: University of Oxford, 2023. Disponível em: http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/journalism-media-and-technology-trends-and-predictions-2023. Acesso em 27 de março de 2023.

PAYNE, João Arantes. Consumo de Notícias por Universitários Brasileiros 2023. Orbis Media Review, 2023.

PAYNE, João Arantes. Tendências para o Jornalismo Brasileiro 2023. Orbis Media Review, 2023.

SODRÉ, Muniz. A sociedade incivil: mídia, liberalismo e finanças. Petrópolis: Vozes, 2021.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Barcellos, Z. R., & Almeida, P. H. S. de. (2023). Campus multiplataforma: o ensino do jornalismo impulsionado pela inteligência artificial. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497783695

Edição

Seção

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)