Representações do serviço doméstico na teledramaturgia: notas sobre consumo e diferença social

Autores

  • Carla Barros Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777203

Palavras-chave:

Consumo. Empregada Doméstica. Televisão.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar representações do serviço doméstico presentes em determinados programas ficcionais televisivos – se detendo, em especial, no seriado A Diarista da TV Globo - procurando identificar de que modo diferenças entre classes são concebidas. Trata-se de investigar como os personagens são apresentados como “representantes” de um determinado estilo de vida “popular”, em contraponto ao universo dos “ricos”. O consumo surge, no universo estudado, como um elemento de distinção de classe, se configurando como um grande sistema classificatório. A partir da análise de representações do emprego doméstico, que inclui uma discussão final em torno das novelas Avenida Brasil e Cheias de Charme, o estudo procura relacionar algumas interpretações sobre os confrontos entre classes com os caminhos da mobilidade social no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Barros, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD da UFRJ, com estágio de doutoramento-sanduíche no Departamento de Antropologia do University College London, Reino Unido. Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Graduada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pela UFRJ.

 

 

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Barros, C. (2012). Representações do serviço doméstico na teledramaturgia: notas sobre consumo e diferença social. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777203

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mídia e Consumo