Representações do serviço doméstico na teledramaturgia: notas sobre consumo e diferença social

Autori

  • Carla Barros Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777203

Parole chiave:

Consumo. Empregada Doméstica. Televisão.

Abstract

Este artigo se propõe a analisar representações do serviço doméstico presentes em determinados programas ficcionais televisivos – se detendo, em especial, no seriado A Diarista da TV Globo - procurando identificar de que modo diferenças entre classes são concebidas. Trata-se de investigar como os personagens são apresentados como “representantes” de um determinado estilo de vida “popular”, em contraponto ao universo dos “ricos”. O consumo surge, no universo estudado, como um elemento de distinção de classe, se configurando como um grande sistema classificatório. A partir da análise de representações do emprego doméstico, que inclui uma discussão final em torno das novelas Avenida Brasil e Cheias de Charme, o estudo procura relacionar algumas interpretações sobre os confrontos entre classes com os caminhos da mobilidade social no contexto brasileiro.

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Biografia autore

Carla Barros, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD da UFRJ, com estágio de doutoramento-sanduíche no Departamento de Antropologia do University College London, Reino Unido. Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Graduada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pela UFRJ.

 

 

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Pubblicato

2012-12-21

Come citare

Barros, C. (2012). Representações do serviço doméstico na teledramaturgia: notas sobre consumo e diferença social. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777203

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Mídia e Consumo