A corrida pela alta performance: convergências entre esporte, trabalho e consumo nos discursos midiáticos
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549777006Palavras-chave:
Mercado de trabalho, mídia, performanceResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar discursos biográficos, corporativos e midiáticos que promovem as atividades físicas (em especial a corrida) como benéficas ao indivíduo-trabalhador. Procuramos compreender algumas conexões estratégicas que se formam nos discursos, como a associação entre os bem-estares físico e mental: a corrida ajudaria a aliviar o estresse e a ansiedade acumulados pela atividade laboral. Numa lógica medicalizante, busca-se remediar os efeitos de um trabalho inevitavelmente estressante, sugerindo implicitamente que ele pode conviver em harmonia com o ideal do gozo – desde que se tenha acesso a objetos técnicos ou a práticas terapêuticas variadas. Também é digna de nota a importância dada ao suposto ganho cognitivo que os praticantes têm ao transportar aprendizados do universo do esporte para as esferas profissionais e pessoais. Finalmente, atentamos para as relações emergentes entre a prática de corrida e o consumo contemporâneo.
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