A corrida pela alta performance: convergências entre esporte, trabalho e consumo nos discursos midiáticos

Autores

  • Julia Salgado PPGCOM/UFRJ
  • Daniel Portugal PPGCOM/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777006

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, mídia, performance

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar discursos biográficos, corporativos e midiáticos que promovem as atividades físicas (em especial a corrida) como benéficas ao indivíduo-trabalhador. Procuramos compreender algumas conexões estratégicas que se formam nos discursos, como a associação entre os bem-estares físico e mental: a corrida ajudaria a aliviar o estresse e a ansiedade acumulados pela atividade laboral. Numa lógica medicalizante, busca-se remediar os efeitos de um trabalho inevitavelmente estressante, sugerindo implicitamente que ele pode conviver em harmonia com o ideal do gozo – desde que se tenha acesso a objetos técnicos ou a práticas terapêuticas variadas. Também é digna de nota a importância dada ao suposto ganho cognitivo que os praticantes têm ao transportar aprendizados do universo do esporte para as esferas profissionais e pessoais. Finalmente, atentamos para as relações emergentes entre a prática de corrida e o consumo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Salgado, PPGCOM/UFRJ

Doutoranda em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da UFRJ, na linha de pesquisa Mídias e Mediações Socioculturais.

Daniel Portugal, PPGCOM/UFRJ

Doutorando em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da UFRJ, na linha de pesquisa Mídias e Mediações Socioculturais.

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Salgado, J., & Portugal, D. (2012). A corrida pela alta performance: convergências entre esporte, trabalho e consumo nos discursos midiáticos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777006

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mídia e Consumo