Memórias Midiatizadas: a noção de ciência construída pelos indivíduos a partir do consumo midiático
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549776999Palavras-chave:
Recepção. Midiatização. Consumo midiático.Resumo
Este artigo tem como objeto o fenômeno sociocultural da midiatização, entendido como a diluição das mídias no cotidiano do indivíduo, segundo as perspectivas de Fausto Neto (2008) e Sodré (2002). O fenômeno é visualizado a partir da recepção, isto é, dos sujeitos receptores. Destacamos o processo de consumo simbólico com o conteúdo midiático (Canclíni, 1999), mediante dinâmica de apropriação e ressignificação, proveniente do entrelaçamento dos significados propostos pela mídia com elementos extra-midiáticos, recuperados segundo as mediações de Barbero (2006). Consideramos ainda a dimensão da memória segundo Sarlo (2007) e Halbwachs (2004) para, por meio de discursos produzidos em seu âmbito, alcançarmos empiricamente a midiatização, e, imbricada a ela, as visões dos sujeitos sobre um recorte específico, o tema “ciência”.
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