Memórias Midiatizadas: a noção de ciência construída pelos indivíduos a partir do consumo midiático

Auteurs-es

  • Kênia Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Emily Gonzaga de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549776999

Mots-clés :

Recepção. Midiatização. Consumo midiático.

Résumé

Este artigo tem como objeto o fenômeno sociocultural da midiatização, entendido como a diluição das mídias no cotidiano do indivíduo, segundo as perspectivas de Fausto Neto (2008) e Sodré (2002). O fenômeno é visualizado a partir da recepção, isto é, dos sujeitos receptores. Destacamos o processo de consumo simbólico com o conteúdo midiático (Canclíni, 1999), mediante dinâmica de apropriação e ressignificação, proveniente do entrelaçamento dos significados propostos pela mídia com elementos extra-midiáticos, recuperados segundo as mediações de Barbero (2006). Consideramos ainda a dimensão da memória segundo Sarlo (2007) e Halbwachs (2004) para, por meio de discursos produzidos em seu âmbito, alcançarmos empiricamente a midiatização, e, imbricada a ela, as visões dos sujeitos sobre um recorte específico, o tema “ciência”.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Kênia Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciência da Informação e da Comunicação - Université de Metz (2003). Professora do Departamento de Comunicação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

 

Emily Gonzaga de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN (2011); atualmente é professora no depto. de Comunicação Social da mesma instituição;

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Publié-e

2012-12-21

Comment citer

Maia, K., & Gonzaga de Araújo, E. (2012). Memórias Midiatizadas: a noção de ciência construída pelos indivíduos a partir do consumo midiático. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549776999

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Mídia e Consumo