Reflexões críticas sobre o marketing de conteúdo na sociedade de desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497768169

Palavras-chave:

Marketing de Conteúdo, Sociedade de Desempenho, Utilidade.

Resumo

O presente texto parte da contextualização da sociedade de desempenho (HAN, 2019) e da compreensão da proposta do marketing de conteúdo para refletir criticamente sobre esta estratégia de comunicação mercadológica. Busca-se relacionar marketing de conteúdo e a noção de utilidade a partir de uma abordagem interdisciplinar, acionando principalmente os campos da filosofia e da economia, para a análise do fornecimento de dicas úteis, o que se apresenta como central ao marketing de conteúdo. A discussão é predominantemente teórica, mas conta também com exemplos brasileiros de ações comunicacionais. Percebe-se, a despeito de um ofuscamento do caráter mercadológico em comparação com a publicidade tradicional, um reforço dos valores do neoliberalismo, considerando que as dicas do marketing de conteúdo são úteis na medida em que contribuem para o aumento da produtividade dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (GCO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFF). Integrante dos Grupos de Pesquisa ReC: Retórica do Consumo (UFF/CNPq) e ESC: Ética na Sociedade de Consumo (UFF/CNPq).

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Abreu, F. F. de. (2024). Reflexões críticas sobre o marketing de conteúdo na sociedade de desempenho. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497768169

Edição

Seção

Artigos Livres