Reflexões críticas sobre o marketing de conteúdo na sociedade de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497768169Palavras-chave:
Marketing de Conteúdo, Sociedade de Desempenho, Utilidade.Resumo
O presente texto parte da contextualização da sociedade de desempenho (HAN, 2019) e da compreensão da proposta do marketing de conteúdo para refletir criticamente sobre esta estratégia de comunicação mercadológica. Busca-se relacionar marketing de conteúdo e a noção de utilidade a partir de uma abordagem interdisciplinar, acionando principalmente os campos da filosofia e da economia, para a análise do fornecimento de dicas úteis, o que se apresenta como central ao marketing de conteúdo. A discussão é predominantemente teórica, mas conta também com exemplos brasileiros de ações comunicacionais. Percebe-se, a despeito de um ofuscamento do caráter mercadológico em comparação com a publicidade tradicional, um reforço dos valores do neoliberalismo, considerando que as dicas do marketing de conteúdo são úteis na medida em que contribuem para o aumento da produtividade dos sujeitos.
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