Os cegos e a publicidade: o papel das tecnologias assistivas em mensagens publicitárias
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497766160Palavras-chave:
Acessibilidade Digital, Tecnologia Assistiva, Publicidade Inclusiva.Resumo
A publicidade é pensada para as pessoas cegas? Este estudo, de cunho teórico-metodológico, investiga se o uso das tecnologias assistivas é efetivo na propaganda digital, tendo como objetivo compreender se as tecnologias que dão suporte às pessoas cegas oferecem acessibilidade na publicidade. Trata-se de um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas idealizadas com base na literatura, aplicadas para 19 pessoas deficientes visuais. Quanto ao método utilizado foi o de Casos Múltiplos, sendo a análise dos dados coletados elaborada por meio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2010) e estruturada no software ATLAS.ti®. Os resultados apontam que as pessoas com deficiência visual encontram dificuldades para acessar conteúdos ou até realizar compras online, além de evidenciar que as propagandas não são pensadas para o público deficiente.
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