A natureza híbrida da newsmagazine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765793

Palavras-chave:

Newsmagazine, Capa de revista, Análise de conteúdo

Resumo

Este artigo analisa a newsmagazine a partir do dispositivo capa tendo como objetivo traçar a cartografia do território em que se insere – mais perto dos jornais, das revistas ou a meio caminho entre ambos. Para que essa análise ganhe distanciamento, recuamos a 2009, ano marcado pela chegada ao poder de Barak Obama nos Estados Unidos e pelo alastrar da crise económica à Europa, num balancear de esperança e receio. Procedemos a uma análise de conteúdo de 307 capas de seis newsmagazines. Quatro correspondem a revistas de circulação internacional, duas americanas, a Time e a Newsweek, e as outras francesas, a L’Express e a Le Nouvel Observateur. As restantes são publicações portuguesas de distribuição nacional – a Visão e a Sábado. Os resultados transversais apontam para a hibridez da newsmagazine, mas assinalam uma cisão entre os títulos internacionais, mais próximos do universo dos jornais, e os nacionais, que se aproximam das revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Rodrigues Cardoso, Universidade Lusófona/ECATI/CICANT

Carla Rodrigues Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professora Auxiliar na Universidade Lusófona, onde dirige a Licenciatura em Comunicação e Jornalismo e é investigadora no CICANT. Interessa-se pelos Estudos dos Média e do Jornalismo, e pela História do Jornalismo e os Estudos de Revista, em particular. Analisa há mais de 20 anos o território das newsmagazines, com um enfoque especial nas capas deste tipo de publicação.

Downloads

Publicado

31-03-2022 — Atualizado em 21-04-2022

Versões

Como Citar

Rodrigues Cardoso, C. (2022). A natureza híbrida da newsmagazine. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765793 (Original work published 31º de março de 2022)

Edição

Seção

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista