A natureza híbrida da newsmagazine
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497765793Palavras-chave:
Newsmagazine, Capa de revista, Análise de conteúdoResumo
Este artigo analisa a newsmagazine a partir do dispositivo capa tendo como objetivo traçar a cartografia do território em que se insere – mais perto dos jornais, das revistas ou a meio caminho entre ambos. Para que essa análise ganhe distanciamento, recuamos a 2009, ano marcado pela chegada ao poder de Barak Obama nos Estados Unidos e pelo alastrar da crise económica à Europa, num balancear de esperança e receio. Procedemos a uma análise de conteúdo de 307 capas de seis newsmagazines. Quatro correspondem a revistas de circulação internacional, duas americanas, a Time e a Newsweek, e as outras francesas, a L’Express e a Le Nouvel Observateur. As restantes são publicações portuguesas de distribuição nacional – a Visão e a Sábado. Os resultados transversais apontam para a hibridez da newsmagazine, mas assinalam uma cisão entre os títulos internacionais, mais próximos do universo dos jornais, e os nacionais, que se aproximam das revistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 21-04-2022 (2)
- 31-03-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.