A natureza híbrida da newsmagazine
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497765793Mots-clés :
Newsmagazine, Capa de revista, Análise de conteúdoRésumé
Este artigo analisa a newsmagazine a partir do dispositivo capa tendo como objetivo traçar a cartografia do território em que se insere – mais perto dos jornais, das revistas ou a meio caminho entre ambos. Para que essa análise ganhe distanciamento, recuamos a 2009, ano marcado pela chegada ao poder de Barak Obama nos Estados Unidos e pelo alastrar da crise económica à Europa, num balancear de esperança e receio. Procedemos a uma análise de conteúdo de 307 capas de seis newsmagazines. Quatro correspondem a revistas de circulação internacional, duas americanas, a Time e a Newsweek, e as outras francesas, a L’Express e a Le Nouvel Observateur. As restantes são publicações portuguesas de distribuição nacional – a Visão e a Sábado. Os resultados transversais apontam para a hibridez da newsmagazine, mas assinalam uma cisão entre os títulos internacionais, mais próximos do universo dos jornais, e os nacionais, que se aproximam das revistas.
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