Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-03-2022. Leia a versão mais recente.

AS MULHERES DA CAPA: LEITURA DAS MUDANÇAS EDITORIAIS DA GQ MAGAZINE BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765765

Palavras-chave:

revista masculina, capa de revista, feminino,

Resumo

O artigo aciona os conceitos de revista e design editorial apresentados por Fátima Ali (2009), Marília Scalzo (2004) e Yolanda Zappaterra (2014), e o aparato metodológico da análise de imagens de Martine Joly (1996), para investigar a representação da mulher nas capas da revista masculina GQ Magazine Brasil em uma leitura diacrônica de sua linha editorial. As estruturas visuais significantes são relacionadas às transformações sócio-culturais do pensamento sobre o feminino, tendo por base Judith Butler (1999) e Gilles Lipovetisky (1997), bem como à emergência do debate feminista na sociedade brasileira. Como resultado é perceptível a mudança de posicionamento da publicação, a qual sinaliza a necessária busca por uma representação mais igualitária de gênero e uma provável releitura de seu próprio público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação e docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Alexandra Martins Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial, pela mesma universidade. Bolsista Capes.

Marina Judiele dos Santos Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Laura Simon Marques, Unisinos.

Pós-graduanda em Relações Internacionais e Diplomacia pela UNISINOS. Bacharel em Comunicação Social -
Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Arquivos adicionais

Publicado

31-03-2022

Versões

Como Citar

Depexe, S., Vieira, A. M., Freitas, M. J. dos S., & Marques, L. S. (2022). AS MULHERES DA CAPA: LEITURA DAS MUDANÇAS EDITORIAIS DA GQ MAGAZINE BRASIL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765765

Edição

Seção

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista