As mulheres da capa: leitura das mudanças editoriais da GQ Magazine Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497765765Palavras-chave:
revista masculina, capa de revista, feminino,Resumo
O artigo aciona os conceitos de revista e design editorial apresentados por Fátima Ali (2009), Marília Scalzo (2004) e Yolanda Zappaterra (2014), e o aparato metodológico da análise de imagens de Martine Joly (1996), para investigar a representação da mulher nas capas da revista masculina GQ Magazine Brasil em uma leitura diacrônica de sua linha editorial. As estruturas visuais significantes são relacionadas às transformações sócio-culturais do pensamento sobre o feminino, tendo por base Judith Butler (1999) e Gilles Lipovetisky (1997), bem como à emergência do debate feminista na sociedade brasileira. Como resultado é perceptível a mudança de posicionamento da publicação, a qual sinaliza a necessária busca por uma representação mais igualitária de gênero e uma provável releitura de seu próprio público-alvo.
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- 21-04-2022 (3)
- 21-04-2022 (2)
- 31-03-2022 (1)
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