Comunicação pública nos legislativos: accountability, transparência e proximidade com os cidadãos nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763997

Resumo

O artigo tem como proposta discutir as características da comunicação digital desenvolvida pelos legislativos municipais brasileiros no Facebook, tendo como base a tríade accountability, transparência e proximidade para a prática do conceitode comunicação pública. As Câmaras locais ainda são vistas como pouco produtivas e ligadas a práticas clientelistas, sendo que a comunicação – quando calcada nesta tríade proposta – pode melhorar a relação entre representantes e representados. Dessa forma, a pesquisa empírica está baseada na análise de 963 postagens feitas por instituições representativas das capitais brasileiras. Os resultados indicam ênfase na accountability e menor destaque para a transparência, sendo recorrente a presença de ações segmentadas dos vereadores.

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Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e Ciência Política (PPGCP) e do Departamento de Comunicação da da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). 

Paula Andressa de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Jornalismo pela UNICENTRO e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP).

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Massuchin, M. G., & Oliveira, P. A. de. (2023). Comunicação pública nos legislativos: accountability, transparência e proximidade com os cidadãos nas redes sociais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(48). https://doi.org/10.5902/2175497763997

Edição

Seção

Artigos Livres