A discursividade híbrida de coletivos midiativistas nas eleições de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497763609Palavras-chave:
Midiativismo. Mídia livre. Análise de discurso.Resumo
Considerando a fluidez enunciativa possibilitada pelas tecnologias da informação e comunicação e pelos sites de redes sociais, este artigo analisa os discursos da Mídia Ninja e dos Jornalistas Livres, no processo eleitoral brasileiro de 2018, com o intuito de identificar marcadores textuais do midiativismo, jornalismo e discurso propagandístico. A partir das relações entre gêneros textuais e atividades socialmente reconhecidas, a metodologia utilizada foi baseada na Análise de Discurso Textualmente Orientada, que explica o discurso a partir da relação não hierárquica entre texto, prática discursiva e prática social. Os resultados mostram que os grupos apresentam um hibridismo discursivo (sendo que no corpus analisado o discurso propagandístico foi preponderante) e que a prática discursiva dos coletivos é melhor entendida sob o prisma da liberdade estético-enunciativa das mídias livres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.