A discursividade híbrida de coletivos midiativistas nas eleições de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763609

Palavras-chave:

Midiativismo. Mídia livre. Análise de discurso.

Resumo

Considerando a fluidez enunciativa possibilitada pelas tecnologias da informação e comunicação e pelos sites de redes sociais, este artigo analisa os discursos da Mídia Ninja e dos Jornalistas Livres, no processo eleitoral brasileiro de 2018, com o intuito de identificar marcadores textuais do midiativismo, jornalismo e discurso propagandístico. A partir das relações entre gêneros textuais e atividades socialmente reconhecidas, a metodologia utilizada foi baseada na Análise de Discurso Textualmente Orientada, que explica o discurso a partir da relação não hierárquica entre texto, prática discursiva e prática social. Os resultados mostram que os grupos apresentam um hibridismo discursivo (sendo que no corpus analisado o discurso propagandístico foi preponderante) e que a prática discursiva dos coletivos é melhor entendida sob o prisma da liberdade estético-enunciativa das mídias livres.

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Biografia do Autor

Raul Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade da Beira Interior (Portugal)

Jornalista. Doutor, sob o regime de cotutela, em Estudos da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior (UBI). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

Ramalho, R. (2023). A discursividade híbrida de coletivos midiativistas nas eleições de 2018. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497763609

Edição

Seção

Artigos Livres