O Novo Horizonte: identidade e memória coletiva da raça negra na imprensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743187

Palavras-chave:

Identidade. Memória Coletiva. Imprensa Negra.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do jornal “O Novo Horizonte” e a atuação da imprensa negra para a construção da identidade social e memória coletiva da população negra nos anos 1940. O jornal foi criado em São Paulo, em 6 de maio 1946, sendo idealizado por um grupo de jovens negros e negras que faziam parte da “Associação dos Negros Brasileiros”. “O Novo Horizonte” se identificava como “órgão de propaganda unificadora” tinha por finalidade a luta pelos diretos dos negros. A metodologia é o Estudo de Caso e o referencial teórico pauta-se em Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1992), Hall (2011) e Ortiz (1985), considerando que se pretende entender como os jornalistas de “O Novo Horizonte” atuaram como “profissionais da memória” na medida em que tinham por interesse construir uma identidade e uma memória coletiva para a raça negra através da imprensa.

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Biografia do Autor

Nilsângela Cardoso Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014), Mestra em Historia do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2007), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Graduada em Licenciatura Plena em Historia pela Universidade Federal do Piauí (2002). Professora do Curso de Comunicação Social-Habilitação Jornalismo e Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí.

Geovane Pereira, Universidade Federal do Piauí

Graduando do Curso Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Lima, N. C., & Pereira, G. (2022). O Novo Horizonte: identidade e memória coletiva da raça negra na imprensa . Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497743187

Edição

Seção

Artigos Livres