O Novo Horizonte: identidade e memória coletiva da raça negra na imprensa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497743187Parole chiave:
Identidade. Memória Coletiva. Imprensa Negra.Abstract
Este trabalho apresenta uma análise do jornal “O Novo Horizonte” e a atuação da imprensa negra para a construção da identidade social e memória coletiva da população negra nos anos 1940. O jornal foi criado em São Paulo, em 6 de maio 1946, sendo idealizado por um grupo de jovens negros e negras que faziam parte da “Associação dos Negros Brasileiros”. “O Novo Horizonte” se identificava como “órgão de propaganda unificadora” tinha por finalidade a luta pelos diretos dos negros. A metodologia é o Estudo de Caso e o referencial teórico pauta-se em Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1992), Hall (2011) e Ortiz (1985), considerando que se pretende entender como os jornalistas de “O Novo Horizonte” atuaram como “profissionais da memória” na medida em que tinham por interesse construir uma identidade e uma memória coletiva para a raça negra através da imprensa.Downloads
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