OS SUJEITOS DISCURSIVOS EM REPORTAGENS DE FEMINICÍDIO NO JORNAL O POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743051

Palavras-chave:

Gênero, Feminicídio, Jornalismo, Discurso, Análise de discurso

Resumo

Este artigo discute a construção dos sujeitos discursivos em reportagens sobre feminicídio no jornal impresso goiano O Popular. Por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo método é a Análise de Discurso, busca-se analisar se há ou não mudança nessas construções discursivas após a promulgação da Lei do Feminicídio editada em 2015, com corpus jornalístico selecionado antes e depois dessa data. Parte-se de uma breve contextualização acerca do conceito de gênero e de feminicídio, perpassando a noção de discurso e disputas de poder, concluindo que há uma tímida modificação do discurso dos sujeitos acerca da construção do feminicídio no jornal em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Cristina da Cunha Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós0-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Bolsista FAPEG. Estuda e pesquisa temas ligados ao feminicídio, análise do discurso, mídia e violência e violência de gênero.

Ângela Teixeira de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás na linha mídia e cidadania. Graduada em comunicação social/jornalismo, cursou mestrado e doutorado em estudos linguísticos, com ênfase em filosofia da linguagem e análise do discurso na UFG. Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, na linha jornalismo e sociedade. Estuda e pesquisa temas ligados à midia, à comunicação religiosa, à cidadania comunicacional, especialmente pela ótica das teorias do discurso.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

Santos, K. C. da C., & Moraes, Ângela T. de. (2020). OS SUJEITOS DISCURSIVOS EM REPORTAGENS DE FEMINICÍDIO NO JORNAL O POPULAR. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497743051

Edição

Seção

Artigos Livres