Da semiosfera à ludusfera: por uma filosofia do jogo de linguagem na hipermídia

Autores

  • Dóris Sathler de Souza Larizzatti USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774302

Palavras-chave:

Semiosfera, ludusfera, jogo (spiel), hipermídia, conhecimento científico.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é pontuar aspectos dos conceitos de espaço semiótico e semiosfera: sua história e filiações filosóficas, ideológicas e pragmáticas, com destaque ao pensamento de Lótman e de seus interlocutores, que preconizam uma semiótica que estuda a cultura como uma metalinguagem espacial. E, especificamente, visa colaborar para o embasamento filosófico-teórico do metaconceito de ludusfera, em que comunicaremos a filosofia do jogo de linguagem na hipermídia, a partir de contribuições temáticas interdisciplinares, apresentando alguns nexos teóricos conseqüentes e não conclusivos, mas frutos de uma reflexão sistemática sobre o processo em causa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Sathler de Souza Larizzatti, USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM USP; Mestre em Educação pela PUC SP; Pós-graduada em: Gestão da Comunicação pela ECA-USP, Sociologia do Lazer pela UNICAMP, Administração do Lazer pela FAM e Introdução à História Geral da Arte pela Escola do MASP; Graduada em Educação Física pela EEFUSP.

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

Sathler de Souza Larizzatti, D. (2013). Da semiosfera à ludusfera: por uma filosofia do jogo de linguagem na hipermídia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549774302

Edição

Seção

Artigos Livres