Da semiosfera à ludusfera: por uma filosofia do jogo de linguagem na hipermídia
DOI :
https://doi.org/10.5902/217549774302Mots-clés :
Semiosfera, ludusfera, jogo (spiel), hipermídia, conhecimento científico.Résumé
O objetivo geral deste artigo é pontuar aspectos dos conceitos de espaço semiótico e semiosfera: sua história e filiações filosóficas, ideológicas e pragmáticas, com destaque ao pensamento de Lótman e de seus interlocutores, que preconizam uma semiótica que estuda a cultura como uma metalinguagem espacial. E, especificamente, visa colaborar para o embasamento filosófico-teórico do metaconceito de ludusfera, em que comunicaremos a filosofia do jogo de linguagem na hipermídia, a partir de contribuições temáticas interdisciplinares, apresentando alguns nexos teóricos conseqüentes e não conclusivos, mas frutos de uma reflexão sistemática sobre o processo em causa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.