A PESQUISA SOBRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA EM SAÚDE PÚBLICA NA SCIELO

Autores

  • Dhione Oliveira Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Carriço Ferreira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742977

Palavras-chave:

Publicidade, Propaganda, Saúde Pública, Produção Científica.

Resumo

As mensagens publicitárias são dotadas de argumentos persuasivos capazes de influenciar crenças, opiniões, atitudes e comportamentos impactando profundamente a saúde pública de uma determinada geografia. Este trabalho, neste sentindo, objetiva mapear as pesquisas sobre publicidade e propaganda e saúde pública na Coleção Saúde Pública da base de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online) por ser um repositório de acesso aberto que disponibiliza conteúdo mundial com predomínio no contexto ibero-americano. Os trabalhos analisados contemplaram todos os estudos disponíveis até o ano de 2018, sendo os termos utilizados na busca publicidade e propaganda em português, inglês e espanhol cruzados com o termo Saúde Pública. Os resultados demonstraram uma pequena quantidade de publicações ao longo dos últimos 35 anos, uma média de 3,14 artigos publicados por ano. Encontramos também uma clara predominância dos estudos relacionada às formações das Ciências da Saúde dos pesquisadores, o que demonstra que a temática selecionada não tem atraído as atenções dos pesquisadores das ciências sociais aplicadas. Ademais, os temas trabalhados em estudo têm recaído invariavelmente sobre questões da regulamentação publicitária, das mensagens persuasivas (análises do seu potencial persuasivo) e mercado de consumo, sobretudo, de produtos e substâncias que ocasionam mal à saúde ou que promoveriam a saúde. Por fim, vimos que a maioria dos estudos estavam concentrados em periódicos brasileiros e foram realizados por pesquisadores brasileiros, apontando um claro interesse do tema concentradamente neste país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhione Oliveira Santana, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Comunicação. Possui graduação em Com. Social Bach. em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Graduando em Administração de Empresas. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Recepcom da Universidade Federal de Sergipe e membro do grupo de pesquisa Eccos - da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área da Comunicação e Administração, com ênfase em Comunicação de Marketing, atuando principalmente no estudo dos seguintes temas:história da publicidade, produção acadêmica; auto/regulamentação e controle da propaganda; criação, registro e gerenciamento de marcas; análise visual; produção e recepção da mensagem publicitária, propriedade intelectual e comunicação e saúde.

 

Raquel Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003),doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), obteve seu título de pós-doutorado pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017) . Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, atuando com os temas das Teorias da Comunicação, Estudos da Audiência e Recepção, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação Integrada, Comunicação e Saúde. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo.

Downloads

Publicado

18-11-2021

Como Citar

Oliveira Santana, D., & Ferreira, R. C. (2021). A PESQUISA SOBRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA EM SAÚDE PÚBLICA NA SCIELO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497742977

Edição

Seção

Artigos Livres