A PESQUISA SOBRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA EM SAÚDE PÚBLICA NA SCIELO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497742977Palavras-chave:
Publicidade, Propaganda, Saúde Pública, Produção Científica.Resumo
As mensagens publicitárias são dotadas de argumentos persuasivos capazes de influenciar crenças, opiniões, atitudes e comportamentos impactando profundamente a saúde pública de uma determinada geografia. Este trabalho, neste sentindo, objetiva mapear as pesquisas sobre publicidade e propaganda e saúde pública na Coleção Saúde Pública da base de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online) por ser um repositório de acesso aberto que disponibiliza conteúdo mundial com predomínio no contexto ibero-americano. Os trabalhos analisados contemplaram todos os estudos disponíveis até o ano de 2018, sendo os termos utilizados na busca publicidade e propaganda em português, inglês e espanhol cruzados com o termo Saúde Pública. Os resultados demonstraram uma pequena quantidade de publicações ao longo dos últimos 35 anos, uma média de 3,14 artigos publicados por ano. Encontramos também uma clara predominância dos estudos relacionada às formações das Ciências da Saúde dos pesquisadores, o que demonstra que a temática selecionada não tem atraído as atenções dos pesquisadores das ciências sociais aplicadas. Ademais, os temas trabalhados em estudo têm recaído invariavelmente sobre questões da regulamentação publicitária, das mensagens persuasivas (análises do seu potencial persuasivo) e mercado de consumo, sobretudo, de produtos e substâncias que ocasionam mal à saúde ou que promoveriam a saúde. Por fim, vimos que a maioria dos estudos estavam concentrados em periódicos brasileiros e foram realizados por pesquisadores brasileiros, apontando um claro interesse do tema concentradamente neste país.
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