Redes sociais online e democracia monitorada: sobre comentários monitores a instituições brasileiras no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737043

Palavras-chave:

Democracia monitorada, Redes sociais online, Instituições brasileiras

Resumo

O artigo discute formas contemporâneas de relacionamento de cidadãos com instituições democráticas dentro do contexto das redes sociais online. Para isso, são consideradas as publicações e as interações registradas em fanpages que alimentam o debate público no Facebook. Foram selecionadas doze instituições brasileiras, de diferentes dimensões de representação e níveis de institucionalização. Seus 37.807 posts e 12.995.826 comentários formam o corpus, sendo o recorte temporal de sete meses, em 2017. A metodologia de análise é quantitativa e comparativa. Os resultados apontam uma tendência do comportamento monitor na fanpage ocorrer quanto maior for o nível de institucionalização da instituição. Também indicam, comparativamente, um nível fraco de engajamento do público com as fanpages dos partidos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Doutoranda em Ciência Política e mestra em Comunicação pela UFPR. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública.

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor associado do Departamento de Ciência Política; professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública - Cpop (www.cpop.ufpr.br), com pesquisas e publicações nas áreas de debate e opinião pública, eleições, partidos, comunicação eleitoral, financiamento de campanhas e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

02-06-2019

Como Citar

Carvalho, F. C. de, & Cervi, E. U. (2019). Redes sociais online e democracia monitorada: sobre comentários monitores a instituições brasileiras no Facebook. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497737043

Edição

Seção

TICs como prática social