A Revista Americana como um veículo de sonhos e a ilusão americana, de Eduardo Prado – representações de pan-americanismo (1909 – 1919)

Autores

  • Larissa Milanezi Fabriz Aluna do Programa de Pós Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGHIS/UFES. A pesquisa de doutorado é financiada pela CAPES. Doutorado. Orientação: Dra. Juçara Luzia Leite. http://orcid.org/0000-0003-1334-8834

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729670

Palavras-chave:

Imigração, Paz, Solidariedade Continental.

Resumo

O presente trabalho analisa a Revista Americana (1909-1919), publicação oriunda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como um espaço de opinião pública e comunidade interpretativa portadora de um conjunto de práticas específicas que autorizavam a publicação de artigos. Analisaremos como a Revista, que fora qualificada por seus editores como um veículo de sonhos, também se tornou portadora de ilusões em virtude das limitações que veiculou a respeito de outros povos e da imigração no continente americano. Para tanto, analisamos artigos publicados na Revista e o livro A Ilusão Americana, do brasileiro Eduardo Prado. Nossas conclusões apontam que as restrições defendidas por esses intelectuais carregavam representações de determinados grupos de imigrantes como aqueles que comprometeriam a paz e o desenvolvimento do continente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Milanezi Fabriz, Aluna do Programa de Pós Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGHIS/UFES. A pesquisa de doutorado é financiada pela CAPES. Doutorado. Orientação: Dra. Juçara Luzia Leite.

Larissa Fabriz é Historiadora que pesquisa a história da América Latina, especializada em intelectuais do continente que publicaram entre os séculos XIX e XX, relações internacionais e Pan-americanismo. Possui licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É Mestre em História no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES POLÍTICAS, na Universidade Federal do Espírito Santo (2014), sob orientação da Professora Dra. Juçara Luzia Leite. A dissertação da autora explorou a performance do diplomata brasileiro Joaquim Nabuco enquanto este ocupou o cargo de embaixador em Washington entre 1909 e 1909. Atualmente, é doutoranda do mesmo programa, bolsista da CAPES, sob orientação da Professora Dra. Juçara Luzia Leite e desenvolve pesquisa para analisar o periódico Revista Americana, do início do século XX.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Fabriz, L. M. (2017). A Revista Americana como um veículo de sonhos e a ilusão americana, de Eduardo Prado – representações de pan-americanismo (1909 – 1919). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497729670

Edição

Seção

Artigos Livres