A moda retrô e a fascinação com o nazismo: <i>Lacombe Lucien</i> e a crítica de cinema francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729097

Palavras-chave:

Crítica cinematográfica, Lacombe Lucien, Cahiers du Cinéma

Resumo

Quando Louis Malle escolheu colocar nas telas o tema da cooptação do jovem camponês Lacombe Lucien (1974) em vez de frisar a resistência francesa, ele adentrou num campo minado com a crítica de cinema da revista Cahiers du Cinéma. Num contexto de crescente politização, a publicação dedicou ao filme artigos em torno das teorias da enunciação, da semiologia, da criação de estereótipos e especialmente em torno da onda retrô. Por mais de um ano, o cineasta foi acusado de estar fascinado pelo nazismo ao invés de denunciá-lo. O assunto tabu para os franceses acendeu um debate intenso entre Pascal Bonitzer, Serge Daney, Pascal Kané, Serge Toubiana, Michel Foucault e Marc Ferro, que analisamos nesse artigo para ampliar a compreensão da metodologia da crítica de cinema francesa daquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Maria Adamatti, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de São CArlos (PNPD/CAPES), onde também é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PNPD/CAPES). Integra o comitê editorial da revista Significação (ECA/USP).

Downloads

Publicado

02-06-2019

Como Citar

Adamatti, M. M. (2019). A moda retrô e a fascinação com o nazismo: <i>Lacombe Lucien</i> e a crítica de cinema francesa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497729097

Edição

Seção

Artigos Livres