Transformações na instância da recepção: a construção do leitor coprodutor em redes sociais digitais

Autores

  • Carlos Sanchotene Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724968

Palavras-chave:

Leitor coprodutor, Recepção, Redes sociais digitais

Resumo

Objetivamos compreender a construção do leitor coprodutor no contexto do jornalismo em redes sociais digitais. Para tanto, faremos uma retomada sobre a problemática da recepção para situarmos a transformação da posição do sujeito-receptor. A partir da percepção de que os receptores são ativos, a análise sobre a circulação passa a ser vista como o espaço do reconhecimento e de maiores possibilidades de ocorrência interacional, na prática social e de descobertas na investigação. Veremos como o avanço da tecnologia foi significativo para esse processo identificando distintos tipos de leitores. Por fim, concluímos que as redes sociais digitais possibilitaram a democratização das competências desses leitores que manejam com desenvoltura linguagens hipertextuais reconfigurando atos de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professor colaborador e bolsista de estágio pós-doutoral DOCFIX–Capes/Fapergs do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Downloads

Publicado

02-06-2019

Como Citar

Sanchotene, C. (2019). Transformações na instância da recepção: a construção do leitor coprodutor em redes sociais digitais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497724968

Edição

Seção

Artigos Livres