Transformações na instância da recepção: a construção do leitor coprodutor em redes sociais digitais

Autor/innen

  • Carlos Sanchotene Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724968

Schlagworte:

Leitor coprodutor, Recepção, Redes sociais digitais

Abstract

Objetivamos compreender a construção do leitor coprodutor no contexto do jornalismo em redes sociais digitais. Para tanto, faremos uma retomada sobre a problemática da recepção para situarmos a transformação da posição do sujeito-receptor. A partir da percepção de que os receptores são ativos, a análise sobre a circulação passa a ser vista como o espaço do reconhecimento e de maiores possibilidades de ocorrência interacional, na prática social e de descobertas na investigação. Veremos como o avanço da tecnologia foi significativo para esse processo identificando distintos tipos de leitores. Por fim, concluímos que as redes sociais digitais possibilitaram a democratização das competências desses leitores que manejam com desenvoltura linguagens hipertextuais reconfigurando atos de leitura.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Carlos Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professor colaborador e bolsista de estágio pós-doutoral DOCFIX–Capes/Fapergs do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Veröffentlicht

2019-06-02

Zitationsvorschlag

Sanchotene, C. (2019). Transformações na instância da recepção: a construção do leitor coprodutor em redes sociais digitais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497724968

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres