Brasilidade romântico-revolucionária: o cinema novo e a busca da identidade nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723444

Palavras-chave:

Cinema Novo, Brasilidade romântico-revolucionária, Identidade nacional

Resumo

Neste trabalho, é apresentado um olhar sobre a configuração do cinema brasileiro nos anos 1960. Para tanto, esse olhar é construído a partir da observação dos desdobramentos do sentimento de brasilidade romântico-revolucionária forjado e compartilhado pelos meios artísticos e culturais em voga à época, mais especificamente, pelos integrantes do Cinema Novo. Nesse sentido, é analisada a imbricação entre processos estético-cultural e político-social e a correlata busca pela identidade nacional no cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Guibson Delgado Dantas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

É professor adjunto do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2010. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (2001), especialização em Educação em Valores pela Universitat de Barcelona - UB (2004) e em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa - UCP (2005) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidad de Málaga - UMA (2009). É autor dos livros "Dinheiro, o passaporte para a graça neopentecostal" (2015) e "Crentes, mas nem tanto" (2016), ambos publicados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas - Edufal.

 

Gárdia Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

É doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2015-atual). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2006), especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, e pela Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU (2008), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). É Sócia-fundadora e Colaboradora do Projeto Acadêmico-Social Liga dos Direitos Humanos - UFRGS/ESMPU (2007-atual). Professora Titular do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário CESMAC (2017-atual). Advogada Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Alagoas - NPJ/EMAJ/FDA/UFAL (2013-atual). Integrante do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais LAFEP/UFF (2015-atual). Membro do Grupo de Pesquisa Acesso à Justiça e Defensoria Pública - PPGSD/UFF (2015-atual).

Downloads

Publicado

22-05-2018

Como Citar

Dantas, J. G. D., & Rodrigues, G. (2018). Brasilidade romântico-revolucionária: o cinema novo e a busca da identidade nacional. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(33). https://doi.org/10.5902/2175497723444

Edição

Seção

Artigos Livres