O ensino de "Teorias da Comunicação" no Nordeste do Brasil: subsídios para refletir sobre a produção teórico-comunicativa Latino-americana

Maria Cristina Gobbi, Augusto Junior da Silva Santos, Bruno Navarini Rosa, Emery Sumie Masuko Komono, Monique dos Santos Nascimento

Resumo


Um dos desafios da Comunicação tem sido identificar como e quem tem contribuído para o desenho da área enquanto ciência. Articulado a essa questão, este artigo, que integra um trabalho mais amplo conduzido desde 2008, traz um panorama sobre as disciplinas “Teorias da Comunicação” ministradas em instituições de ensino superior públicas e particulares do Nordeste do Brasil, entre 2014-2015. Por meio de uma pesquisa analítico-descritiva, verificou-se as características dos planos de ensino, buscando pistas sobre as principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam esse segmento de estudos na região. O resultado aponta que o campo ainda não definiu suas fronteiras, levando-o a buscar empréstimos em correntes mais consolidadas das Ciências Humanas e Sociais. 


Palavras-chave


Teorias da Comunicação; Nordeste; Epistemologia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2175497722966 ';





 

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PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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