O ensino de "Teorias da Comunicação" no Nordeste do Brasil: subsídios para refletir sobre a produção teórico-comunicativa Latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497722966Palavras-chave:
Teorias da Comunicação, Nordeste, EpistemologiaResumo
Um dos desafios da Comunicação tem sido identificar como e quem tem contribuído para o desenho da área enquanto ciência. Articulado a essa questão, este artigo, que integra um trabalho mais amplo conduzido desde 2008, traz um panorama sobre as disciplinas “Teorias da Comunicação” ministradas em instituições de ensino superior públicas e particulares do Nordeste do Brasil, entre 2014-2015. Por meio de uma pesquisa analítico-descritiva, verificou-se as características dos planos de ensino, buscando pistas sobre as principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam esse segmento de estudos na região. O resultado aponta que o campo ainda não definiu suas fronteiras, levando-o a buscar empréstimos em correntes mais consolidadas das Ciências Humanas e Sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.