Blindando relacionamentos: narrativas terapêuticas e racionalização dos afetos na escola do amor

Autores

  • Karla Macena Patriota Universidade Federal de Pernambuco
  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).
  • Emanuelle Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497722958

Palavras-chave:

Narrativas.

Resumo

Neste artigo, partindo da premissa de que o campo religioso tem atuado na construção de discursos prescritivos sobre a gestão de si, fazendo aflorar afetos racionalizados, apropriados pelo sistema capitalista e enquadrados em narrativas que apresentam fórmulas para se alcançar a felicidade, propomos uma reflexão sobre a relação entre fé racional/inteligente, relacionamentos afetivos e ‘casamento empresa’ a partir da análise das narrativas terapêuticas do casal Renato e Cristiane Cardoso e seus desdobramentos na marca The Love School, disponibilizados em diversos espaços, como televisão aberta, internet, livros e no principal templo da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD, em São Paulo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Macena Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora no Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).

Emanuelle Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Professora do curso de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

Patriota, K. M., Casaqui, V., & Rodrigues, E. G. (2017). Blindando relacionamentos: narrativas terapêuticas e racionalização dos afetos na escola do amor. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497722958

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.