Sobre extensões narrativas, estilemas hiperbolizados e Patrulha Salvadora

Autores

  • João Paulo Hergesel Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717827

Palavras-chave:

Análise de Produto Audiovisual, Televisão, Narrativas Midiáticas, Estilística, SBT

Resumo

O processo de hiperbolização das marcas estilísticas de determinados personagens, quando estes são inseridos em uma nova diegese, pode ser considerado uma estratégia de extensão narrativa. Um exemplo desse fenômeno é a série Patrulha Salvadora, que aproveita os personagens construídos previamente na telenovela Carrossel: a transformação das características psicofísicas em habilidades sobre-humanas corresponde ao que entendemos por hipérbole de estilemas. Este trabalho, portanto, estuda a transição entre o natural e o exagero como forma de criar uma narrativa continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Membro do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Contato: j.hergesel@edu.uniso.br.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

Hergesel, J. P. (2017). Sobre extensões narrativas, estilemas hiperbolizados e Patrulha Salvadora. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497717827

Edição

Seção

Artigos Livres