A contribuição das modalidades comunicativas na contextualização da reportagem hipermídia “O golpe e a ditadura militar”

Autores

  • Alciane Nolibos Baccin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497719205

Palavras-chave:

Reportagem hipermídia, Contextualização, Jornalismo digital, Modalidades Comunicativas

Resumo

A reportagem é o gênero mais completo do jornalismo, onde várias modalidades comunicativas (texto, áudio, vídeo, fotos, hiperlinks) são usadas para contar as histórias. Em virtude da importância que a reportagem tem no jornalismo, nos propomos a refletir sobre este espaço nobre que jornalistas e instituições midiáticas dispõem. Para tanto, o objetivo deste artigo é analisar como é construída a contextualização na reportagem hipermídia “O Golpe e a Ditadura Militar”, veiculada no site do jornal Folha de São Paulo, identificando as modalidades comunicativas utilizadas e como elas operam na construção da contextualização. Consideramos que a união e integração das várias modalidades comunicativas ampliam a contextualização da reportagem hipermídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alciane Nolibos Baccin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda PPG Comunicação e Informação (UFRGS), estágio doutoral sanduíche na UBI/Portugal. Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Especialista em Comunicação Midiática (UFSM). Membro dos Grupos de Pesquisas: Jornalismo Digital (UFRGS) e Estudos de Jornalismo (Unisinos). Bolsista CAPES – PDSE Processo BEX: 8806/14-04.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Baccin, A. N. (2018). A contribuição das modalidades comunicativas na contextualização da reportagem hipermídia “O golpe e a ditadura militar”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497719205

Edição

Seção

Artigos Livres