Na trilha do Monde Diplomatique: uma internacionalização da imprensa à francesa

Juliana Sayuri Ogassawara

Resumo


Ancorado na história dos intelectuais, na história política e na história do tempo presente, este artigo aborda o processo de internacionalização do periódico francês Le Monde Diplomatique, destacando como seus jornalistas e intelectuais contribuíram para a consolidação da linha editorial da publicação. Fundado em 1954, em Paris, por Hubert Beuve-Méry, Le Monde Diplomatique teve suas ideias alastradas por diversos países – em fevereiro de 2013, o magazine tinha mais de 40 edições internacionais, entre versões impressas e estritamente eletrônicas, considerado um fenômeno único na imprensa internacional. Ao longo de sua trajetória, Le Monde Diplomatique teve sua linha editorial historicamente marcada por diretrizes politizadas, declaradamente antiimperialistas e antineoliberais.


Palavras-chave


le monde diplomatique; imprensa; intelectuais

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DOI: https://doi.org/10.5902/2175497718268 ';





 

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PRÓ-REVISTAS 2019 nº 046/2019

 

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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